[ATUALIZADO] Guerra do Console: Sony Vs. Hackers
E aí galera! Eu vou falar de um assunto que muito interessa a quem tem Playstation 3 aqui no Brasil. Principalmente agora, LEIA ESSE POST COM ATENÇÃO! Acabou de ser lançado agora pela Sony o firmware oficial 3.56. NÃO INSTALE! (Ou instale, depende da você)
Quais são as grandes inovações dessa nova atualização:
- Tirar a opção "Recovery Mode" (muito útil se você não conseguia instalar os firmwares pelo USB)
- Tirar a opção de instalar firmwares através do USB
- Adicionar novas keys para os jogos licensiados
- Impedir você de usar o aparelho que VOCÊ comprou da maneira que VOCÊ quer!
"Ora Gabriel, por que você diz isso?" Vamos começar do início. No final do ano passado, o hacker George Hotz, conhecido como GeoHot (guarde bem esse nome, ele ainda vai ganhar um filme a la A Rede Social) e também por ter destravado e desbloqueado (sim, tem diferença) o iPhone e o iPod Touch, divulgou seu invento no seu mais novo foco: o Playstation 3. Um pouco depois do hacker KaKaRoTo ter divulgado o primeiro firmware modificado para a plataforma (ainda muito cru, sem muito o que fazer), GeoHot lançou o verdadeiramente primeiro CFW (Custom Firmware, um firmware com modificações maiores), que permite que aplicativos e jogos feitos em casa sejam instalados no sistema do PS3.
GeoHot acima
Ele conseguiu a artimanha através de descobertas feitas por ele mesmo e pelo DevTeam FailOverfl0w, que trabalhava com o Wii. E não demorou muito para a Sony reagir (de uma maneira um pior do que a Apple reagiu ao saber do destravamento): O hacker e a equipe estão sendo processados. Mas a Sony se esqueceu que o mesmo garoto que eles estão processando mudou as leis americanas: a DMCA, Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital, foi modificada após o desbloqueio do telefone da Apple, para que todos possam fazer modificações em seus aparelhos móveis. É exatamente essa tática que GeoHot está utilizando no seu processo "A diferença é que a Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital menciona especificamente os telefones celulares, mas o mesmo procedimento pode ser usado em outras tecnologias". Ele ainda completou:"Esta é uma tentativa da Sony de mandar uma mensagem dizendo que, se qualquer indivíduo tentar usar um aparelho de uma maneira que os seus fabricantes não considerem adequado, ele pode sofrer duras consequências legais".
Sem sermos hipócritas, vamos aos fatos: o CFW de GeoHot (que não permite a pirataria) foi sucedido por mais outros 4, sendo que 3 desses (um ainda com risco de desutilizar o videogame) tornaram a pirataria possível.
Playstation 3 rodando um Backup Manager
As modificações feitas permitem que jogos sejam rodados de dentro do HDD do videogame ou de um HD externo. Os jogos são executados através de um backup manager.
Como política aqui do blog, não divulgaremos links de download para os CFWs do Playstation 3. O máximo que podemos fazer é recomendar que você não atualize o sitema do seu PS3. Não se preocupe, tem como usar a PSN mesmo com o 3.55, através de uma pequena (e legal) modificação:
Passo 1: Ir para a rede
Passo 2: Definições da ligação
Passo 3: Selecione Custom
Passo 4: Vá para as configurações de DNS
Passo 5: Coloque as duas configurações de IP primário e secundário como 67.202.81.137
Passo 6: Salve
Passo 7: Faça log-in na PSN
Passo 8: Jogue na PSN, sem precisar se preocupar em atualizar.
[ATUALIZADO]: O processo, que antes tendia ao lado de George Hotz, teve um surpreendente rumo. O juiz pediu que os PCs, Playstation 3 e outros aparelhos de George fosse confiscados. Parece que a $ony arranjou uma $olução para o$ problema$ dele$, se é que me entendem.
É isso aí, galera! E o que você acha? Comente aí em baixo!



Comentários